A cena do choro está cada vez mais atuante em São Paulo e conta com muitas rodas espalhadas pela cidade. Para facilitar a vida de chorões e choronas, o Clube do Choro - coletivo que promove a manutenção e renovação estética do gênero - mapeou diversas rodas e estabelecimentos onde se pode escutar e conhecer um pouco mais sobre essa expressão musical genuinamente brasileira.

divulgação

Créditos: divulgação

O choro é considerado o primeiro gênero musical urbano genuinamente brasileiro

Confira a seleção:

20h30 - Bar do Alemão

A roda é formada por Barão do Pandeiro no pandeiro, Luis Nassif no bandolim, Valdo Gonzaga no violão de sete cordas e Maik no cavaquinho.

Local: Av. Antártica, 554 - Perdizes

Couvert musical: R$15

22h - Bar do Bacalhau

Formado por Henrique e Bira, o duo começou a tomar forma de maneira despretensiosa quando os dois amigos músicos e moradores do prédio acima do boteco resolveram descer e levar a música para as mesas por conta das reclamações de uma vizinha.

Local: Av. Prof. Alfonso Bovero, 560 – Pompéia

Entrada gratuita

19h - Choro na Casa do Galo

Formada em 2015, a roda semanal surgiu com o intuito de reunir músicos e apreciadores de música para celebrar o mais brasileiro dos gêneros instrumentais.

Local: CDC Lapa - Rua Sepetiba, 660 – Lapa

Entrada gratuita

19h30 - Choro SP Trio

Formada por Mario Machado no clarinete, Bruno Vieira no violão de sete cordas e Rodrigo Sanches no pandeiro, a roda explora o melhor do gênero e conta com diversos convidados especiais.

Local: Bar do Seu Zé - Esquina da Rua Fortunato com a Rua Frederico Abranches, próximo do metrô Santa Cecília.

Entrada gratuita

21h - Coletivo Roda Xoro Xangô

A roda do Coletivo Xoro Xangô compõe o cenário musical do centro da cidade desde 2014. A roda se apresenta quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir das 21h, no Bar Xangô. Após às 23h, migra para o espaço A Gruta, localizado em frente ao boteco.

Local:  Gruta Bar - Rua Major Quedinho, 112 – Centro

Entrada gratuita

9h - Roda da Contemporânea

Aos sábados, a Contemporânea Instrumentos Musicais e o grupo Família Contemporânea promovem uma roda de choro no auditório da loja. 

Local:  Laborando Arte - Rua General Osário, 52 - Santa Ifigênia

Entrada gratuita

13h - Roda da Praça Benedito Calixto

Há dez anos comandada por Canário e Seu Regional, a música serve de fundo para a praça de alimentação, que fica logo ao lado. Eles são os pioneiros, mas sempre aparece alguém interessado em tocar.

Local:  Praça Benedito Calixto - Jardim Paulista

Entrada gratuita

Rodas de choro em São Paulo