A escola de samba mais antiga de São Paulo ainda em atividade, a Lavapés recebe uma homenagem gratuita na sexta-feira, dia 29, a partir das 19h, na área de convivência do Sesc 24 de Maio.

Idealizado por Rosemeire Marcondes, neta da fundadora da escola, Madrinha Eunice, e Renato Dias, fundador do Coletivo Kolombolo Diá Piratininga, o evento explora a memória e o legado da agremiação, além da trajetória de Deolinda Madre, a Madrinha Eunice.

divulgação

Créditos: divulgação

 Lavapés recebe homenagem no Sesc 24 de Maio

A escola nasceu no Bairro da Liberdade, na Rua Lavapés, bairro originalmente negro e que hoje também abriga a comunidade japonesa, que após intensa especulação imobiliária desloca ainda mais para a periferia as comunidades negras do samba. Até hoje no bairro, a Lavapés exercita sua permanência e ancestralidade frente aos poderes econômicos e de gentrificação.

A criação da agremiação, em 1937,  foi fruto da inspiração gerada em uma visita ao Carnaval carioca, na saudosa Praça Onze, por Deolinda Madre, a Madrinha Eunice. Junto ao seu marido Francisco Papa, conhecido como Chico Pinga, e seu irmão, José Madre, o Zé da Caixa, reuniram amigos e vizinhos para perpetuar batuques e rodas de samba de bumbo. 

Mais sobre Madrinha Eunice:

Madrinha Eunice: dos batuques de Pirapora à fundação da Lavapés

Roda de conversa no Sesc 24 de Maio

29 Mar

Sex 29/03  às 19:00 

Sesc 24 de Maio
Rua 24 de Maio, 109 República São Paulo - SP
Estação República (Metrô - Linha 3 Vermelha e Linha 4 Amarela)
Catraca Livre
add Google Agenda