Festa das Yabás - termo que designa todos os orixás femininos - comemora na sexta-feira, dia 9 de março, o Dia Internacional da Mulher com a reunião do melhor da música e moda afro-brasileiras.

Em sua primeira edição, encontro tem início às 19h30, na Rua Anhaia, número 37, sede do Bloco Afro Ilú Obá De Min. As entradas antecipadas custam R$15.

Natalia Montagner

Créditos: Natalia Montagner

A roda Samba Negras em Marcha recebe diversas cantoras do gênero

A abertura da noite fica a cargo da mestra de percussão e voz Girlei Miranda, além de uma performance de dança africana com Paula da Paz e a Cia Fankama Obi.

A partir daí, a maratona de samba começa sob o comando do Samba Negras em Marcha, que recebe as cantoras Lua Cristina, Raquel Tobias, Pri Zeferino, Bê Lourenço, Kris Aguiar, Bernadete, Ana Lu, Esmeralda Ortiz e Rosa Moreno para integrarem a roda.

Além da apresentação musical, o evento reúne diversos expositores como o Brechó das Pretas e a ambientação do espaço fica por conta do projeto Alfabeto do Samba.

A organização incentiva a participação de crianças, adultos, adolescentes, famílias e moradores do bairro em seus encontros. Vale ressaltar que "Iabá", "Yabá" ou "Iyabá" são palavras em iorubá que significa mãe rainha.

Mais sobre as atrações

Fundado em 2015, o Samba Negras em Marcha propõe a troca de experiências e o acolhimento de mulheres em processo de aprendizagem musical, além do resgate da história e composições de mulheres que foram fundamentais para existência do samba.

O Bloco Afro Ilú Obá De Min foi fundado pelas percussionistas Beth Beli, Girlei Miranda e Adriana Aragão em 2004. O projeto promove e divulga a cultura negra no Brasil, e tem como objetivo principal o fortalecimento e empoderamento das mulheres na sociedade. O Bloco é dirigido atualmente pelas musicistas Beth Beli e Mazé Cintra e desenvolve pesquisas sobre ritmos de matrizes africanas e afro-brasileiras.

  • Para celebrar o Mês da Mulher, o Samba em Rede presta homenagens diárias a personagens do gênero feminino que nos inspiram. Saiba mais sobre a campanha e leia outros perfis aqui.

Samba em Rede conta a história de 31 mulheres no mês de março

Festa das Yabás

09 Mar

Sex 09/03  às 19:30 

Festa das Yabás
Rua Anhaia, 37 Bom Retiro São Paulo - SP
R$15
add Google Agenda