Samba na Feira: confira as fotos da cobertura do Samba em Rede

Portal Samba em Rede realiza ensaios fotográficos de comunidades e movimentos de samba da cidade de São Paulo

Em 2017, o portal Samba em Rede foi um dos projetos contemplados pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAc) através do edital Economia Criativa (Edital nº 29/2017), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

O edital atende projetos que promovem o desenvolvimento social e cultural utilizando ferramentas digitais; e o Samba em Rede recebeu apoio financeiro para a manutenção e ampliação da cobertura do website e redes sociais durante cinco meses (de janeiro a maio de 2018).

Com o apoio, o Samba em Rede realizou, entre outras ações, seis (6) ensaios fotográficos de comunidades e movimentos de samba da cidade de São Paulo. O Samba na Feira foi a primeira roda visitada.

Confira o registro sob o olhar da fotógrafa Merylin Esposi:

Mais sobre o Samba na Feira

Desde 2007, o Samba na Feira realiza uma roda de samba no terceiro domingo do mês na feira livre da Avenida Eulina, no Limão. O tradicional grupo de compositores sambistas da escola Camisa Verde e Branco conta com um repertório de sambas consagrados e composições inéditas de integrantes da própria comunidade.

A roda é formada por Julio Marcos, Cardoso, Jeferson Mumú, Xande, Dé, Luciano, Careca, Neto, Odirlei, Tito, Daniel da Cuíca, Aldo Garcia, Alvimar, Sidney Batista e Danilo Ming.

Mais sobre o Samba em Rede

Lançado dia 2 dezembro de 2013, data em que é comemorado o Dia Nacional do Samba, o Samba em Rede pretende apresentar ao público a agenda mais completa da programação de samba do eixo Rio-São Paulo, mapeando o maior número possível de eventos relacionados ao gênero nas duas cidades.

O Samba em Rede busca ser o canal que coloca o samba em evidência resgatando e difundindo a história de um dos principais gêneros populares do país. Através do reconhecimento de figuras e manifestações do samba – mesmo que desconhecidas no mainstream -, procuramos dar voz a todos e às tradições que se perdem pela falta de registro.

Dessa forma, o website contribui para a formação de público e dá visibilidade à produção cultural independente do samba, democratizando as iniciativas e facilitando o acesso do público às mesmas, além de preservar a memória de um dos gêneros mais populares do país.

  • + coberturas: