Ismael Silva pede passagem

Escute o álbum de Aracy e Ismael
Escute o álbum de Aracy e Ismael

Em 1965, Ismael Silva apresenta-se no show “Samba Pede Passagem”. Organizado por Sérgio Cabral, Oduvaldo Vianna Filho e Armando Costa, o espetáculo tinha a intenção de estimular o sambista a voltar à cena musical.

Ismael estava afastado da música há quase 30 anos. Em 1935, o compositor é preso em flagrante por tentativa de homicídio. Três anos depois, em liberdade,  muda-se para casa da irmã e desaparece do universo do samba. No entanto, com incentivo especialmente de Sérgio, Ismael sobe ao palco novamente.

O sambista comanda o show ao lado de Aracy de Almeida, Baden Powell, SidneyMiller, Luís Carlos Sá, Raul de Barros e os grupos MPB-4, Mensagem e Partido Alto. A apresentação faz tanto sucesso e que se transforma em um disco com 11 sambas lançado em 1966.

Esta foi apenas uma das tentativas de Sérgio para despertar nos jovens o interesse pela música popular brasileira, além de contribuir para que compositores e intérpretes esquecidos retornassem aos seus postos e sobrevivessem de música.

Cartola, Nelson Cavaquinho e Zé Kéti foram alguns dos artistas que ajudou. Com sucesso, trouxe todos eles, inclusive Ismael Silva, de volta ao mercado musical.